Relacionamento interpessoal

Muitas pessoas reclamam porque não vivem como gostariam de viver. Não fazem o que desejariam fazer e sentem-se desanimadas e infelizes. Entregam as decisões importantes da sua vida para os outros e para não desagradar a família ou os amigos fazem sempre o que eles querem. Sem sentir, vão abrindo mão do seu direito de escolha e depois de algum tempo, acostumam a nem mesmo se perguntar o que lhes dá prazer.

Não sabem dizer não. Acham que se o fizerem magoarão o próximo e por medo ou culpa preferem omitir suas vontades e calar suas insatisfações. Desta forma, vão acumulando ansiedade e frustração. Se tornam pessoas deprimidas pois não acham graça em nada. Sentem-se incompreendidas e exploradas. Não conseguem enxergar que a vida só irá melhorar se elas mudarem suas atitudes diante dos problemas do dia a dia. Somente com franqueza e objetividade, fazendo valer suas próprias opiniões, é que aos poucos irão descobrir que também são capazes de encontrar alegria no relacionamento com as outras pessoas.

Seus parceiros irão gostar muito mais de conviver com alguém assertivo, que fala de seus sentimentos, questiona e discorda quando necessário, pois saberão exatamente com quem estão lidando. Então, a relação a dois passará a ter mais chance de dar certo e as pessoas de sentirem-se mais respeitadas e felizes.

A psicoterapia pode auxiliar nos relacionamentos interpessoais pois, com a ajuda de um psicólogo, você consegue diminuir a ansiedade e ser mais assertivo.

Publicado por Dra. Yda Bittencourt

Yda Bittencourt é psicóloga, com ampla experiência em terapia individual e de casal. Possui especialização em Psicologia Clínica e em Sexualidade Humana. Com consultório na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, também realiza atendimentos online.