Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma relação afetiva. Para que duas pessoas se conheçam de fato, é preciso que não tenham medo de mostrar sua maneira de ser, suas preferencias, seu modo de pensar.
Muitas vezes por insegurança, os parceiros fingem que estão satisfeitos em situações que detestam e para agradar o outro concordam com tudo que ele propõe, mesmo que pense de forma contrária. Acham que estão preservando o relacionamento mas, na verdade, estão adiando um grande problema porque ninguém consegue mentir por muito tempo e vai chegar uma hora que aquele que se submete, fingindo que está tudo bem, vai explodir de tanta insatisfação, surpreendendo seu par. É uma situação grave que, muitas vezes, leva a separação definitiva do casal.
Na área sexual, a falta de assertividade , ou seja, deixar de se colocar verdadeiramente, relatando suas preferências e desagrados, também é ruim porque ao invés do casal aumentar, com o tempo, a intimidade e o prazer nas relações sexuais, vai ficando mais distante e sujeito à disfunções sexuais por causa dos sentimentos de hostilidade que vão surgindo em função da sensação de estar sendo usado, de não estar fazendo o que gostaria, de estar se submetendo ao que não queria.
É triste constatar que quando você começa a fingir, fica muito difícil, depois de um tempo, voltar atrás e dizer que o que aconteceu naquele momento foi mentira e que você não é aquela pessoa pela qual o outro se apaixonou. Portanto, é melhor começar se mostrando de verdade, dizendo quais as suas preferências e falando claramente sobre tudo que não gosta e não quer fazer, sem medo que o parceiro vá embora, pois é melhor não insistir em uma relação que não daria certo mesmo.
Provavelmente, você irá conhecer outra pessoa que procura alguém exatamente igual a você, sem nada ter que mudar e com quem você possa ser feliz.
Um psicólogo pode auxiliar você a desenvolver uma comunicação assertiva e obter maior sucesso nas suas relações.