Relação de casal

Normalmente, nos unimos a alguém para dividir uma vida porque estamos apaixonados. Amamos tanto aquela pessoa que desejamos ficar sempre perto dela, dormir com ela, partilhar problemas e se divertir juntos. Enfim, tudo é maravilhoso no início da vida a dois.

Por que então, passada essa fase, tantos casais entram em crise, com brigas e desentendimentos? A raiva e a hostilidade, as vezes, são tão grandes que levam até a agressões físicas e a separação passa a ser a única solução viável.

O que podemos fazer para evitar que a nossa relação de amor se perca em um grande caos emocional?

Os principais problemas que destroem o nosso relacionamento são a falta de confiança no parceiro, a falta de compreensão, críticas constantes, troca de insultos, falta de assertividade (não dizer o que está sentindo ou querendo), incapacidade de receber e o tédio pela rotina que se estabelece.

Quase todos os problemas geradores de crise entre os casais poderiam ser resolvidos se os parceiros mantivessem uma boa comunicação. É preciso, tentar dizer ao outro especificamente o que lhe agradou ou desagradou. Não esperar que o outro adivinhe o que você quer. Solicitar de forma clara o que precisa. Perguntar quando não entender direito o que o outro quis dizer. Tirar as dúvidas sempre que elas surgirem e procurar identificar o que se deseja e o que o outro precisa, tentando satisfazer a ambos. Cultivar o amor, com pequenas atenções que nunca devem ser esquecidas.

Planejar atividades de lazer juntos, levando em consideração o gosto de cada um e achar tempo para as atividades de prazer colocando-as na lista de prioridades. Diante de uma discordância, ouvir e respeitar a opinião do outro e gastar mais tempo na solução dos problemas, ao invés de tentar identificar o culpado quando algo sai errado. Trocar as críticas por sugestões e sempre reforçar com elogios o esforço do outro, mesmo quando o resultado não for o esperado.

Enfim, precisamos treinar a comunicação construtiva e resolver as situações sem perder a objetividade, tentando desenvolver a criatividade buscando novidades e crescendo juntos na mesma direção. Esse treinamento pode ser realizado com a ajuda de um psicólogo.

Devemos lembrar que a vida é dinâmica e que as mudanças positivas são sempre bem vindas. Podemos melhorar sempre. Que tal tentarmos?

Yda Bittencourt é psicóloga e possui consultório na cidade de Niterói/RJ, além de realizar atendimentos online.

Publicado por Dra. Yda Bittencourt

Yda Bittencourt é psicóloga, com ampla experiência em terapia individual e de casal. Possui especialização em Psicologia Clínica e em Sexualidade Humana. Com consultório na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, também realiza atendimentos online.