Muitas pessoas têm procurado ajuda psicológica por conta da pandemia que vivemos nesse momento. As mudanças na vida das pessoas aconteceram sem aviso prévio e alteraram a rotina dos indivíduos e de suas famílias.
As consequências do confinamento e distanciamento social foram sentidas por muitos como castigo por algo que eles não fizeram. Revolta, medo e ansiedade em alto grau tomaram conta de grande parte da população que não estava preparada para ficar em casa sem o lazer costumeiro.
A falta dos amigos, dos abraços e das conversas em grupo tem nos feito sofrer e ficar deprimidos. A depressão acontece quando nos sentimos impotentes diante de uma situação, não temos controle sobre as consequências, independente do que façamos.
Quem não tem um parceiro fixo, os namorados e amantes, ficaram impossibilitados de encontrar seus pares sem correr riscos, pois moram em casas separadas, com outras pessoas. Alguns relacionamentos não resistiram à distância e acabaram, porque não existe ainda uma previsão de quando vão poder se encontrar e se encontrar de forma segura.
Existe muita dúvida ainda sobre como se relacionar sexualmente sem risco. Alguns preferem não arriscar e abriram mão do sexo o que, obviamente, tem um preço muito alto. O emocional fica desequilibrado em função da carência e dos desejos reprimidos.
Estamos vivendo um tempo de sentimentos contraditórios, muita angústia, medo e ansiedade. Um psicólogo pode nos ajudar a entender melhor o que estamos sentindo, nos ensinar técnicas de relaxamento para que possamos aproveitar esse período para trabalhar a paciência e desenvolver novos talentos que não envolvam risco de nos contaminar.
Vamos modificar as nossas vidas. Aprender coisas novas e tentar relaxar até a situação melhorar. Porque vai melhorar com certeza.